O projeto (v.1)
Rodrigues, Rubi - 01/08/2011
O PROJETO ORIGINAL DAS SEGUNDAS FILOSÓFICAS
APRESENTAÇÃO
O site das Segundas Filosóficas (https://segundasfilosoficas.org/), que esteve disponível na rede desde 2013 e cuja desativação foi programada para o início de 2023, continha, na página inicial, a seguinte sentença: “Somos capazes de sonhar com um mundo melhor. Seremos também capazes de projetá-lo e de efetivamente construí-lo? Aqui, tentamos encontrar respostas”. Essa sentença indicava o propósito objetivo dos encontros do grupo, cujos estudos filosóficos exploravam as potencialidades da teoria do conhecimento proposta por um dos membros do grupo (RODRIGUES, 1999).
O projeto, a seguir transcrito, foi organizado e disponibilizado, visando a possibilitar discussão ampla a respeito de diversas questões, na expectativa de enriquecê-la. Presentemente, esse registro tem, sobretudo, valor histórico, em razão da reorientação do grupo no sentido da Academia Platônica de Brasília. Por essa razão, preservam-se os comentários feitos aos capítulos, ao final de cada um deles, cumprindo compromisso assumido, na ocasião, nas orientações de participação e, também, buscando evidenciar as dificuldades iniciais enfrentadas no empreendimento. Conforme pode ser constatado no capítulo oito do projeto, foram esses esforços iniciais que oportunizaram as percepções que, agora, viabilizam o advento da Academia. A comparação desses dados históricos com os fundamentos organizativos da Academia permite entender não apenas a evolução da concepção filosófica como também as razões que amparam e justificam o advento da Academia.
Os estudos que constavam do site desativado foram incorporados à biblioteca do site da Academia.
ESTRUTURA DA QUESTÃO OU SUMÁRIO DA OBRA
- Introdução: o projeto.
- Justificativa do conceito de paradigma, como fundamento de um padrão civilizatório. – Objetivo: dar credibilidade ao conceito de paradigma civilizatório.
- Leitura paradigmática do modelo ocidental de civilização com destaque aos problemas estruturais que comprometem o futuro da humanidade. – Objetivo: demonstrar que a atual civilização ocidental constitui fruto de um paradigma formal claramente identificado.
- Uso do Mito da Caverna de Platão. – Objetivos: tipificar a mentalidade predominante no mundo ocidental e identificar as condições gerais de contorno que terão de ser consideradas em virtual projeto de intervenção social.
- O modelo do logos normativo da racionalidade, como descrição ontológica da existência. – Objetivos: axiomatizar, justificar e descrever o modelo.
- Demonstração do poder heurístico do modelo do logos normativo da racionalidade. – Objetivo: dar credibilidade ao modelo.
- Descrição do modelo de civilização potencializado pelo logos normativo, caso seja formalmente adotado como paradigma civilizatório. – Objetivo: evidenciar as vantagens comparativas do novo modelo.
- Os possíveis caminhos da transição – Objetivo: identificar, em face das circunstâncias, as alternativas disponíveis para encaminhar a mudança.
- Antecedentes históricos do padrão paradigmático representado pelo logos normativo. – Objetivo: mostrar que versões outras do mesmo paradigma já foram usadas com relativo sucesso pela humanidade.
- Referências.