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Quem pode participar

Rubi Rodrigues - 22/04/2022

QUEM PODE PARTICIPAR

Sendo a evolução do discernimento facultada a todos os membros da espécie, a Academia Platônica de Brasília não coloca obstáculos a quem deseje conhecê-la. O site e o acervo da biblioteca poderão ser acessados e consultados por todos na condição de visitantes. Quanto a estabelecer uma relação formal com a Academia, estão previstos os seguintes tipos de associados. Os alunos regularmente matriculados, os sócios-mantenedores, que contribuem para a manutenção e a expansão do projeto da Academia, e os sócios-colaboradores, os quais, de alguma forma, somam esforços para a consecução dos propósitos da Academia, sem impedimento que alguém participe simultaneamente de duas ou mais categorias de associado. No início dos trabalhos, durante certo período, oportunizaremos a adesão de sócios-fundadores dispostos a prestigiar a iniciativa, tendo em vista a relevância do projeto.

A Academia não exige vestibular para aceitar matrícula de alunos na primeira fase de estudo, mas reserva-se o direito de somente admitir matrícula na fase seguinte, mediante comprovação de entendimento e de domínio da Teoria Metafísica do Conhecimento de que trata a fase inicial. A mesma restrição condicionará a passagem da segunda para a terceira fase. Em suma, não existe restrição de entrada, mas há condição de saída, situação que será avaliada pela Academia, a fim de reconhecer ou não o domínio, pelo aluno, do conhecimento de cada fase. Dessa forma, reforçamos que o aluno não deve estar em busca de um diploma, mas de formação, e, se esse não for o caso, a questão precisa ser repensada.

Convém igualmente esclarecer que o conhecimento essencial oferecido pela Academia destina-se a homens especiais. Platão dizia que o aprendiz deveria ser sensível ao bem, ao belo e à justiça e, ainda, ser amante do conhecimento. Uma maneira elegante de dizer que os homens se encontram em estágios distintos de domínio da razão e do discernimento ou do percurso evolutivo que separa o hominídeo ancestral da plenitude humana almejada por todos e, também, que cada um precisa cumprir a sua jornada, tendo em conta o percurso já cumprido. Não há qualquer demérito nisso, todos estamos a caminho. Com o tempo, todos sairão da caverna, mas alguns sairão na frente, dado que lhes cabe ajudar os demais, tornando o percurso mais amigável. Consulte sua alma, ela saberá a hora certa de entrar.

Na fase “beta” de avaliação, antes de os programas serem ajustados, visando a facilitar a universalização do conhecimento, professores e estudantes de filosofia poderão encontrar, na Academia, oportunidades de incremento de suas carreiras profissionais. Na medida do aperfeiçoamento do projeto, estima-se que todas as pessoas e profissões sejam beneficiadas. Além disso, nos estágios finais, encontra-se, no horizonte de possibilidades, a hipótese de esse conhecimento integrar a base dos programas educacionais, tal como presentemente o fazem as disciplinas de linguagem e de matemática.

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