Quem pode participar
Rubi Rodrigues - 22/04/2022
QUEM PODE PARTICIPAR
Sendo
a evolução do discernimento facultada a todos os membros da espécie, a Academia
Platônica de Brasília não coloca obstáculos a quem deseje conhecê-la. O site
e o acervo da biblioteca poderão ser acessados e consultados por todos na
condição de visitantes. Quanto a estabelecer uma relação formal com a Academia,
estão previstos os seguintes tipos de associados. Os alunos regularmente
matriculados, os sócios-mantenedores, que contribuem para a manutenção e a
expansão do projeto da Academia, e os sócios-colaboradores, os quais, de alguma
forma, somam esforços para a consecução dos propósitos da Academia, sem
impedimento que alguém participe simultaneamente de duas ou mais categorias de
associado. No início dos trabalhos, durante certo período, oportunizaremos a
adesão de sócios-fundadores dispostos a prestigiar a iniciativa, tendo em vista
a relevância do projeto.
A
Academia não exige vestibular para aceitar matrícula de alunos na primeira fase
de estudo, mas reserva-se o direito de somente admitir matrícula na fase
seguinte, mediante comprovação de entendimento e de domínio da Teoria
Metafísica do Conhecimento de que trata a fase inicial. A mesma restrição
condicionará a passagem da segunda para a terceira fase. Em suma, não existe
restrição de entrada, mas há condição de saída, situação que será avaliada pela
Academia, a fim de reconhecer ou não o domínio, pelo aluno, do conhecimento de
cada fase. Dessa forma, reforçamos que o aluno não deve estar em busca de um diploma,
mas de formação, e, se esse não for o caso, a questão precisa ser repensada.
Convém
igualmente esclarecer que o conhecimento essencial oferecido pela Academia
destina-se a homens especiais. Platão dizia que o aprendiz deveria ser sensível
ao bem, ao belo e à justiça e, ainda, ser amante do conhecimento. Uma maneira
elegante de dizer que os homens se encontram em estágios distintos de domínio
da razão e do discernimento ou do percurso evolutivo que separa o hominídeo
ancestral da plenitude humana almejada por todos e, também, que cada um precisa
cumprir a sua jornada, tendo em conta o percurso já cumprido. Não há qualquer
demérito nisso, todos estamos a caminho. Com o tempo, todos sairão da caverna,
mas alguns sairão na frente, dado que lhes cabe ajudar os demais, tornando o percurso
mais amigável. Consulte sua alma, ela saberá a hora certa de entrar.
Na
fase “beta” de avaliação, antes de os programas serem ajustados, visando a facilitar
a universalização do conhecimento, professores e estudantes de filosofia
poderão encontrar, na Academia, oportunidades de incremento de suas carreiras
profissionais. Na medida do aperfeiçoamento do projeto, estima-se que todas as
pessoas e profissões sejam beneficiadas. Além disso, nos estágios finais, encontra-se,
no horizonte de possibilidades, a hipótese de esse conhecimento integrar a base
dos programas educacionais, tal como presentemente o fazem as disciplinas de
linguagem e de matemática.