Biblioteca

PLANO DE ESTUDOS DA PRIMEIRA FASE – O PENSAR

Rubi Rodrigues - 07/04/2022

A) Indicação das etapas e dos correspondentes temas/assuntos e módulos de estudo

1ª etapa: Introdução – Preparação/ambientação para o estudo de teoria do conhecimento

I.      Introdução ao estudo da Filosofia de Platão

a)    O que é Filosofia: conceituação – origens – os pré-socráticos

b)    Platão

1.    Biografia de Platão

2.    Bibliografia de Platão

3.    As doutrinas não escritas de Platão

c)    Academia Platônica de Atenas

d)    Academia Neoplatônica de Florença

e)    Academia Platônica de Brasília

f)     As principais teses de Platão

II.    Introdução ao estudo de teoria do conhecimento

a)    O problema colocado pelo Mito da Caverna

1.    A República de Platão

2.    O Mito da Caverna

3.    Matrix

4.    Interpretação do filme Matrix

5.    O Caçador de Androides

6.    Thomas Kuhn

b)    Teoria do conhecimento

c)    História da teoria do conhecimento

1.    Descartes

2.    Hessen

3.    Teoria da ciência

III.  Registro do entendimento crítico do aluno

2ª etapa: Desenvolvimento – Estudo da Teoria Metafísica do Conhecimento

I.      Primeira abordagem

a)    A razão holística

b)    Teoria Metafísica do Conhecimento I

c)    Os limites da razão científica

d)    Articulação com textos platônicos I

II.    Segunda abordagem

a)    Teoria Metafísica do Conhecimento II

b)    O conhecimento segundo Descartes

c)    Articulação com textos platônicos II

III.  Terceira abordagem

a)    Teoria Metafísica do Conhecimento III

b)    O conhecimento segundo Hessen

c)    Articulação com textos platônicos III

IV.  Estudos de lógica

a)    As cinco lógicas em Sérgio Sampaio

b)    As cinco lógicas em Rubi Rodrigues

etapa: Conclusão – Comprovação/avaliação do grau de domínio da teoria

I.      Fundamentos da teoria do conhecimento

II.    Limites/fronteiras da teoria do conhecimento

III.  Projeto final de aplicação da teoria do conhecimento             

B) Projeto estrutural das tarefas a serem cumpridas pelos alunos matriculados

§  Identificação da tarefa – código numérico por fase, com possibilidade de criação de subtarefa

§  No que consiste a tarefa – pesquisa ou estudo de texto, de assunto ou de questão

§  Qual o propósito formativo – adquirir determinado conhecimento

§  Resultado da tarefa – parecer, avaliação, sinopse, interpretação, trabalho ou conhecimento

§  Registro do resultado – data, título e link

§  Registro de dúvidas, de dificuldades e de sugestões – data, título e link

§  Fontes de consulta – livros, trabalhos, artigos, vídeos – links

§  Data de início da tarefa – DD/MM/AAAA

§  Data de fim da tarefa – DD/MM/AAAA

C) Especificação das tarefas

A especificação detalhada das tarefas consta do caderno de anotações do aluno matriculado.

© Academia Platônica de Brasília 2024 - Todos os direitos reservados.