Biblioteca

Comentários sobre o filme Matrix

Lúcia Noronha - 11/12/2018

COMENTÁRIOS SOBRE O FILME “MATRIX”

 Lúcia Noronha

 

Na minha escuta, trata-se de um filme grandioso que tenta não apenas retratar a realidade doente e sombria que nós estamos criando, mas, principalmente, falar sobre o processo do desenvolvimento integral do ser humano.

 

  • Matrix = normose, ou seja, é a massificação das idéias que faz com que as pessoas percam a noção de si mesmas e de suas potencialidades.  É algo que tenta nos convencer de que numa sociedade desonesta e violenta temos que ser desonestos e violentos também.

Entretanto, com nossas atitudes nos realimentamos um sistema doente (normose). Nossa sociedade está gravemente enferma e todas as coisas ruins que acontecem são, na verdade, um reflexo do nosso descuido, do nosso desamor e das distorções dos nossos valores.

  • O fascínio da Matrix – como a função da Matrix é nos manter ocupados e sem tempo para pensarmos sobre coisas mais profundas, tudo na Matrix é extremamente atraente.  Atraente, mas fútil ao mesmo tempo.  A felicidade que a gente encontra na Matrix não é duradoura.  Ao contrário, é muito fugaz, ou seja, em pouco tempo aquilo que conquistamos em nome da felicidade já não nos satisfaz e, o que tem-se percebido é que, a medida que o tempo passa, este tempo de duração da felicidade está ficando cada vez mais curto. Assim nós rapidamente enjoamos do que temos e passamos a perseguir outra coisa que possa nos satisfazer (não basta ter um bom carro.  Tenho que trocá-lo todo ano.  Porque?)  
  • Neo significa todas as pessoas que começaram a perceber que alguma coisa não está bem no nosso mundo, no nosso planeta, no cosmos e passaram a buscar respostas.
  • Os agentes da Matrix – são todos aqueles interessados em que as pessoas permaneçam presas à Matrix, ou seja, fazem tudo para não deixar que elas enxerguem outras realidades porque sabem que, caso elas passem a ver outros valores, mais profundos do que os que estão sustentando a sociedade atual, elas deixarão de necessitar de muitas coisas que necessitam hoje porque elas serão pessoas muito mais felizes e inteiras, mesmo sem ter acesso àquilo que hoje é importante para a maioria das pessoas (porque eu fico tão infeliz quando eu não posso comprar uma calça da Forum?  Porque a calça da Forum da feira do Paraguai - que custa 35,00 e é igualzinha - não me serve.  Porque tem que ser aquela que custa quase 300 reais? Porque será que a gente está sofrendo tanto por causa de coisas deste tipo?  Será que não devemos parar para ver que nós estamos nos tornando prisioneiros das nossas próprias criações?
  • Ficar preso no casulo apenas servindo de alimento para Matrix – significa que as pessoas têm que ser mantidas alienadas para que elas possam sustentar o sistema. Quando a gente começa a questionar o porque que isto está acontecendo, a gente começa a perceber sutilezas, e aí começamos a contrariar grandes interesses, principalmente os econômicos.
  •  “Acorde.  Você corre perigo. Siga o coelho branco” - quando nós começamos a nos incomodar com qualquer situação passamos a agir diferente.  Quando agimos diferente, certamente logo encontraremos pessoas que estão também agindo como nós, mas que já são mais experientes, porque, como temos uma capacidade de nos sintonizar com nossos semelhantes, elas, sem dúvida virão a nosso encontro. (ex.: se eu não estou infeliz e decido usar drogas).  O mesmo acontece quando nós entramos num processo de crescimento. “Acordar” significa dar ouvidos a nossa intuição e “seguir o coelho branco” significa que nós devemos seguir as indicações que a nossa intuição vai começar a nos passar.  Às vezes esta intuição surge do nosso próprio pensamento, às vezes são novas escolhas que devemos fazer na vida (falar sobre a responsabilidade que temos ao fazermos escolhas).
  • Morpheu e todos os tripulantes da nave Nabucodonossor – significa todas as pessoas que já conseguiram se libertar do domínio da Matrix, ou seja, da realidade doente.  Estas são pessoas que já descobriram, inclusive, que o poder que têm é enorme. São estas que nós vamos encontrar quando começarmos a perceber que estamos vivendo como os escravos da Matrix.  Elas serão as que nos darão as pistas para que a gente possa desenvolver todo nosso poder interior (“Vós sois Deuses”)
  • A pílula vermelhasignifica a decisão que tomamos de querer ver o que de fato é real. É a decisão de acreditar que há muito mais fora da Matrix, coisas inclusive capazes de nos fazer realmente felizes. Quando tomamos esta decisão, em princípio poderemos achar que estamos sonhando porque nós partimos em busca de um mistério, de algo que pressentimos que existe, mas que tudo parece negar a sua existência.  É como se a gente fosse um ET na Terra.  Assim sendo, é um momento em que a gente tem muitas dúvidas e muito medo porque nos sentimos diferentes e inseguros.  Na vida nós resistimos a abandonar as velhas certezas e partir em busca do novo.  Prá que arriscar se aqui eu já conheço?

Na realidade, a pílula vermelha é o nosso processo de auto-conscientização.  A princípio não acreditamos em nosso potencial.  Conhecer verdadeiramente quem somos é uma batalha que travamos conosco, porque significa que teremos que escarafunchar nossas entranhas e lá nos encontraremos nossas fraquezas, nossos medos e nossas auto-enganações.  É muito difícil ter a coragem de encarar o fato de que não somos perfeitos como pensamos.

  • A pílula azulsignifica nossa decisão de continuar vivendo num mundo de ilusão, como escravos, buscando, em vão, encontrar a felicidade.
  • Sião - é o centro do planeta e significa o centro, o mais profundo de cada um de nós.  Todos nós estamos fadados ao sucesso.  Basta que a nossa conexão se volte para o nosso centro.  Enquanto nós permanecermos conectados com a Matrix, perdemos a ligação com o nosso centro de poder e nos tornamos fracos e infelizes.  Os agentes da Matrix querem destruir nosso centro antes que o encontremos porque sabem que, com certeza, nos tornaremos invencíveis quando o encontrarmos.
  • Smith quer encontrar Sião - na cena do filme em que Morpheu está acorrentado e Smith ordena que os dois outros agentes o deixem só com Morpheu, ocorre que ele, ao tirar o fone do ouvido, se desconecta temporariamente da Matrix.  Neste momento, o que ele diz a Morpheu é que ele precisa lhe dizer onde fica Sião porque ele “está cansado de tudo e também quer se libertar”.  Esta cena significa que naquele curto espaço de tempo em que ele se desconecta do sistema doente, ele também percebe o quanto é infeliz, o quanto sua vida é sem significado.  O fato de também querer se libertar implica que seja qual for o nosso nível de consciência, no fundo todos temos o mesmo propósito, qual seja, o de buscarmos a conexão com o nosso próprio centro para sermos verdadeiramente livres e felizes.
  • O oráculo - são as orientações e respostas que emanam do nosso Zion, do nosso centro, que é sábio e que o mundo atual nos afastou dele. Quando nós nos decidirmos a ouvir o que este nosso Eu interior tem a nos dizer, nós encontraremos respostas para tudo o que quisermos.  O oráculo significa saber sobre nós mesmos; nos autoconhecermos.  Uma boa maneira de ouvirmos o nosso Ser, de obtermos respostas, é através da prática da meditação, do Tai-chi, e de outras técnicas que nos permitem um relaxamento e encontro conosco mesmos.
  • A profecia do oráculo para Neo - o oráculo não diz, em momento algum, que ele não é o Predestinado.  Só diz que “ele ainda não estava preparado para sê-lo”.  Como oráculo significa uma resposta interior, Neo ouviu de si mesmo que ainda não estava preparado para a tarefa de ser o Predestinado.  Como ele não acreditava que teria condições e poderes suficientes para vencer a Matrix, esta foi a resposta que recebeu como uma confirmação do seu interior. 
  • Predestinado – Somos todos Deuses. Cada um de nós está aqui e tem o poder de mudar o mundo, mas é preciso antes mudarmos a nós mesmos e, para isto, é importante começarmos a nos conhecermos.  Na verdade, cada um de nós está aqui para realizar uma obra de arte, que contribua para a construção de um mundo melhor.  Cada um vai executar esta obra de acordo com seus talentos.  Quanto mais desenvolvidos os talentos, maior a capacidade de realização. O predestinado é aquele que conseguiu desenvolver suas nove IM até o limite de 100%.  Esta deve ser a nossa meta. Nós podemos tudo o que quisermos e acreditarmos
  • Cypher - ele se cansou da vida de resistente e tem saudade da realidade virtual da Matrix.  Ele é a traição que nasce dentro da própria resistência mostrando com isso que aqueles que lutavam pela liberdade da espécie humana não eram seres perfeitos, não eram santos.  Cypher não acreditava no Predestinado (lembra que ele sempre duvidava da sua capacidade?)  Ele achava meio absurdo acreditar que alguém pudesse ser tão poderoso a ponto de derrotar a tão poderosa Matrix (ainda mais pensando que Neo era uma pessoa que tinha nascido dentro da própria Matrix).
  • Porque nós, como espectadores, desprezamos Cypher? –  Será que sem a traição de Cypher haveria final feliz no filme? Afinal, a traição foi o fator que desencadeou o processo de Neo, fazendo com que ele finalmente se convencesse de que era, de fato, o Predestinado e passasse a agir como tal.  Foi voltando aos perigos da Matrix que Neo, enfim, pode se experimentar em toda a sua potencialidade e se tornar o Predestinado.

Cypher simboliza o componente de autoboicote que existe dentro do ser humano.  Na verdade, cada um de nós tem um Cypher em seu interior. Ele é quem nos impede de enfrentar as mudanças.  Ele é o grande inimigo que cada um de nós tem que enfrentar para vencer.  O perigo não está lá fora.  Está dentro de nós mesmos. Nosso Cypher é mais poderoso porque ele age no silencio, escondidinho, então a gente não o enxerga.  Melhor dizendo, a gente enxerga sim, mas faz de conta que não enxerga, porque preferimos não enxergar nosso lado sombrio.  Só que ao fazer de conta que ele não existe, ele vai tomando conta do espaço e vai crescendo silencioso.  Um dia ele resolve se apresentar e estará tão forte que não haverá como determos a sua traição.

  • Como devemos nos prevenir contra a ação do nosso Cypher? - quando nós nos conhecemos melhor nós começamos a perceber quando o Cypher está começando a se manifestar e então podemos deter a sua ação. O que nós não devemos é ter vergonha de admitirmos que temos dentro de nós uma parte má, que não somos perfeitos. Nos autos conhecer é um processo que requer muita coragem porque é doloroso o processo de termos que encarar as nossas fraquezas. 
  • O amor de Trinity – falar de amor nesses tempos tecnológicos é sempre careta.  Entretanto, o amor de Trinity representa o amor verdadeiro que tudo pode e tudo vence, até a morte.  O amor verdadeiro, a troca verdadeira, dá força ao outro, enquanto que as trocas levianas e irresponsáveis, exaurem nossas energias.
  • O morte, o renascimento e o triunfo de Neopara tornar-se o Predestinado Neo precisou enfrentar sozinho os maiores perigos e testar-se até as últimas conseqüências.  Sua morte significa que ele deixou morrer dentro de si suas antigas certezas e convicções e abriu espaço para nascer um novo homem, muito mais forte do que o anterior.

  

COMENTÁRIOS FINAIS

 

 

  1. O filme, enfim, fala sobre o grande sentido da vida que é o processo de auto-conhecimento (também chamado processo de individuação – ir ao encontro do nosso centro).  O indivíduo que se entrega a esse caminho, nada racional, e confia, terá a sua vida magicamente conduzida por uma sabedoria maior.  Entretanto isto implica separar-se da massa inconsciente e adquirir autonomia.  Caminhar guiado pela nossa luz interior.

 

  1. Os predestinados serão os líderes de um tempo de transformação, ou seja, serão aqueles que ousarem agir diferente da massa, resgatando valores essenciais, correndo o risco de serem diferentes e talvez até um pouco esquecidos. Veja que vocês estão ousando ser diferentes, fazer a diferença.  Esta diferença se potencializará a medida que cada um de vocês acreditar que é um Predestinado. 

 

  1. Morrer, nascer e triunfar.  Este deve ser o propósito de cada um de nós – cada vez que deixamos para trás nossas velhas certezas, estará nascendo uma nova pessoa dentro de nós, mas forte do que a anterior. Estamos fadados ao sucesso porque é como se uma força poderosa e invisível estivesse o tempo todo na condução dos fatos, confiando em nós.  Há quem chame essa força pelo nome de algum deus, de Tao, de ritmos do universo, destino, etc. 

Chame como quiser.  Essa força existe e aguarda apenas que você, como predestinado que é, decida-se a despertar de vez.

© Academia Platônica de Brasília 2025 - Todos os direitos reservados.